LogoUT

Perguntas frequentes

Como faço para ser aluno do CEFET-MG?

O CEFET-MG oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.
Para ingressar em um de nossos cursos técnicos, é preciso ser aprovado em exame de seleção, realizado sempre no segundo semestre do ano letivo.
Para ingressar em um dos cursos de graduação existem duas opções: o Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a estas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. E o Vestibular do CEFET-MG, que acontece uma vez a cada semestre.
Quanto aos cursos de pós-graduação, é possível acompanhar os editais de seleção, dentro das opções de especialização, mestrado e doutorado oferecidos pelas páginas lato-sensu e strictu-sensu.


Os cursos do CEFET-MG são pagos?

Todos os cursos do CEFET-MG, com exceção dos cursos de pós-graduação lato-sensu, são inteiramente gratuitos. Os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação strictu-sensComo ser aluno de um curso técnico do CEFET-MG?
 

Como ser aluno de um curso técnico do CEFET-MG?

Para ingressar em um de nossos cursos, é preciso ser aprovado em exame de seleção, realizado sempre no segundo semestre do ano letivo.

Há opções para quem quer fazer o curso técnico juntamente com o ensino médio. Esta forma de oferta se chama “Técnico Integrado”.
Há opções para quem quer cursar somente o ensino técnico no CEFET-MG e o ensino médio em outra escola. Esta forma de oferta é chamada de “Concomitante”.
Por fim, há opções para quem já concluiu o ensino médio. Este é o curso técnico “Subsequente”.

Para acompanhar o calendário de inscrições e provas, acesse o site da Comissão Permanente de Vestibular.


Como ser aluno de um curso de graduação do CEFET-MG?

Se você já concluiu o ensino médio e quer fazer um curso de graduação, as formas de ingresso são:
Pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a essas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

A segunda forma é o vestibular do CEFET-MG, que acontece uma vez a cada semestre. Pelo vestibular você também pode concorrer às vagas reservadas pelo Sistema de Cotas. Acesse a página da Comissão Permanente de Vestibular e acompanhe as datas e os prazos para as inscrições.

Como ser aluno de um curso de pós-graduação no CEFET-MG?

O CEFET-MG oferece cursos de pós-graduação nas modalidades lato-sensu e strictu-sensu.
Nas páginas do lato-sensu e do strictu-sensu você pode acessar as opções de especialização, mestrado e doutorado oferecidas pelo CEFET-MG, bem como as formas de ingresso e os exames de seleção.


Quando acontecem os vestibulares/processos seletivos do CEFET-MG?

O processo seletivo dos cursos técnicos acontece sempre no segundo semestre de cada ano letivo.
O vestibular para os cursos de graduação do CEFET-MG, que acontece uma vez a cada semestre.
Para acompanhar os Processos Seletivos dos Cursos Técnicos e de Graduação, Transferência ou Obtenção de novo título do CEFET-MG, acesse http://www.copeve.cefetmg.br


Quando o candidato pode ingressar no CEFET-MG?

Os cadidatos aos cursos técnicos podem pleitear uma vaga desde que tenham concluído o ensino fundamental. Da mesma forma, os candidados aos cursos de graduação podem pleitear uma vaga após concluir o ensino médio.
 

Como obtenho meu diploma, histórico escolar e outros documentos acadêmicos?

Alunos e ex-alunos do CEFET-MG podem obter sua documentação acadêmica comparecendo e preenchendo um requerimento junto ao setor de Registro Escolar do Câmpus em que esteja realizando ou já tenha realizado seu curso.