LogoUT

Química Tecnológica

Apresentação

O Curso de Graduação em Química Tecnológica, implantado em 2006, foi organizado para atender às necessidades regionais, que, por sua vez, definiram as principais áreas a serem abordadas: Meio Ambiente; Alimentos e Bebidas; Óleos e Combustíveis; Indústrias de Produtos Químicos e Mineração.

Objetivo do Curso

O Curso de Graduação em Química Tecnológica do CEFET- MG tem como objetivo geral formar profissionais com sólida base conceitual, prática e preparados para atuarem no processo produtivo e no desenvolvimento técnico e científico do país. Instrumentalizados com habilidades e conhecimentos capazes de propiciarem não só uma inserção competitiva no mercado de trabalho, mas principalmente, capacitá-los a realizar estudos teóricos, investigações, experimentos e análises de matérias primas, produtos acabados e de interesse ambiental. Esse profissional será permanentemente atualizado com as técnicas e processos de sua área de domínio tecnológico e poderá ser inserido em projetos de pesquisa e de ensino, sob orientação dos professores do Departamento de Química, de outras unidades do CEFET-MG e de profissionais ligados a entidades extra- universitárias.

O Profissional

Das 16 atividades ou competências regulamentadas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) através da Resolução Normativa C.F.Q. nº 36 de 25/04/74 publicada no DOU em 13/05/74, os profissionais Bacharéis em Química Tecnológica recebem 13 atribuições no desempenho de suas atividades. No caso do curso proposto pelo CEFET-MG, estas competências serão ainda ampliadas para a atuação dos profissionais em: Realizar análises microbiológicas, conhecer e saber operar os equipamentos básicos; Conhecer os processos de biossíntese biotecnológicos e as principais técnicas e aplicações da biotecnologia de DNA recombinante.

Campo de Atuação

Os profissionais da Química Tecnológica poderão atuar em vários segmentos da indústria, em instituições de ensino, desenvolvimento de novos produtos e de novas tecnologias. Além disso, os Centros de Pesquisa (CDTN, CETEC, FUNED, UFMG) também representam importantes fontes de oferta de emprego.

Turno
Diurno

Duração
9 semestres

Vagas
36 vagas por ano

Campus
Belo Horizonte (campus I)