LogoUT

Formação Pedagógica de Docentes

Apresentação

O Programa de Formação Pedagógica de Docentes vem somando experiências há mais de três décadas na formação pedagógica de bacharéis ou de tecnólogos. Além disso, o Programa tem atraído profissionais da indústria e do setor serviços que pretendem ampliar suas perspectivas profissionais, passando a atuar também como professores.

Objetivo do Curso

Capacitar bacharéis e tecnólogos para o magistério na educação básica e profissional.

O Profissional

Busca-se a formação de um professor que não seja mero reprodutor/repassador de informação, mas profissional crítico, capaz de agir e de participar da vida escolar bem como de produzir conhecimento. Trata-se, ainda, de formar um profissional que, a partir do domínio da área específica ligada à habilitação que deseja no âmbito do magistério, saiba construir e administrar situações de ensino/aprendizagem adequadas à disseminação e assimilação críticas do saber.

Campo de Atuação

O Programa é destinado a portadores de diplomas de nível superior. Seu campo de atuação é a docência nas quatro séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional de nível médio. O Programa habilita para o exercício do magistério em disciplinas acadêmicas (Química, Física, Biologia e Matemática) ou disciplinas das áreas técnicas. O profissional receberá certificado e registro profissional equivalentes à licenciatura plena.

Turno
Noturno

Duração
1 ano

Vagas
88 vagas por ano

Unidade
Belo Horizonte (Câmpus II)