LogoUT

Engenharia de Minas

Apresentação

O curso de graduação em Engenharia de Minas foi criado em 2010, em razão da demanda por profissionais da área nas regiões do Alto Paranaíba e do Triangulo Mineiro. Sua estrutura curricular propicia visão técnica da área da mineração e ampla formação em gestão. Os conhecimentos ministrados, fundamentados pela concepção de sustentabilidade, atendem tanto a área de operação como a de projetos.

Objetivo do Curso

O curso de Engenharia de Minas do Campus de Araxá tem como objetivo formar profissionais com qualifi-cada fundamentação teórica e prática para sua atu¬ação em uma área que apresenta desafios mundiais. Como são vários os projetos de mineração que estão sendo implantados, a profissão de Engenheiro de Mi¬nas tornou-se uma das mais promissoras da década.

O Profissional

O Engenheiro de Minas estará apto a incentivar o tra¬balho de pesquisa e investigação científica ao lado da promoção de atividades que visem a rentabilidade econômica, ao buscar o aproveitamento consciente dos recursos minerais disponíveis bem como seus be¬neficiamentos. Esse profissional irá, também, buscar a verticalização dos processos, visando a agregar valor ao produto final. Para a realização de tais habilidades, ao profissional terão sido apresentadas várias discipli¬nas específicas que propiciarão sua formação nas vá-rias áreas da mineração: pesquisa, lavra, tratamento de minérios e expedição. Assim, o profissional poderá atuar em empresas de grande, médio ou pequeno porte em qualquer região do país.

Campo de Atuação

O Engenheiro de Minas tem atuação destacada em projetos mineiros, operação dos diversos empreen¬dimentos minerais, pesquisa mineral, estudos de otimização de processos minerais (lavra e beneficia¬mento), aplicação de diversos equipamentos na área de tratamento de minérios. Também poderá desem¬penhar suas funções sob a forma de consultoria em assuntos referentes a área mineraria, sustentabili¬dade econômica mineral, meio ambiente nas áreas minerais, mineração de agregados da construção civil (areia, brita, argila etc ) bem como na área da construção pesada como barragens, terraplenagem, estradas.

Turno
Diurno

Duração
5 anos

Vagas
40 vagas, com entrada anual, sempre no 2º semestre.

Campus
Araxá

Telefone
(34) 3669-4527