LogoUT

Engenharia de Controle e Automação

Apresentação

O curso foi criado em 2005. Trabalha efetivamente com a automatização e o controle de processos e possibilita a formação em quatro grandes áreas: Mecânica (Máquinas e Motores, Materiais, Projeto e Manufatura Integrada por Computador – CIM, Robótica e Sistemas de Produção); Eletroeletrônica (Circuitos Elétricos e Eletrônicos, Eletrônica Analógica e Digital, Instrumentação, Microprocessadores e Redes Digitais); Informática (Lógica e Matemática Computacional, Linguagens de Programação, Engenharia de Software e Inteligência Artificial); e Controle (Sistemas de Controle, Controles Hidráulicos e Pneumáticos, Controles Lógicos e Programáveis e Automação Industrial).

Objetivo do Curso

O curso tem por objetivo a formação de um profissional capaz de conceber, especificar, desenvolver, projetar, analisar, implementar, instalar, otimizar, gerir, adaptar, utilizar e manter equipamentos, processos, sistemas de controle e unidades de produção automatizadas.

O Profissional

O profissional formado estará apto a interpretar, elaborar, executar, supervisionar e orientar projetos de sistemas de automação e controle, bem como a estudar e desenvolver métodos e processos para produção. Além disso, sua formação o capacitará para gerenciar, operar e manter sistemas e processos além de desenvolver soluções em automação para quaisquer setores.

Campo de Atuação

Atuação pode acontecer em empresas que desenvolvem projetos e construção de sistemas mecatrônicos e em indústrias de equipamentos de controle e automação. Locais em que o profissional pode desenvolver atividades de organização, planejamento, execução, operação e manutenção de equipamentos e sistemas mecatrônicos. Pode, ainda, atuar em atividades de consultoria, treinamento técnico e desenvolvimento de sistemas.

Os sistemas mecatrônicos são encontrados em máquinas robóticas para manufatura, manipulação e serviços; em equipamentos com controle digital; em veículos auto-guiados; em máquinas-ferramenta controladas por computador e em máquinas robóticas para diagnósticos e para reabilitação em medicina.

Turno
Diurno

Duração
5 anos

Vagas
30 vagas semestrais

Unidade
Leopoldina