LogoUT

Engenharia Ambiental e Sanitária

Apresentação

A oferta da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária teve início em 2010. O curso foi estruturado para que contemplasse o estudo, o desenvolvimento e o emprego de tecnologias ambientais de forma aplicada, buscando, assim, a interação com setores industriais e urbanos.

Objetivo do Curso

O curso contempla a análise e caracterização ambiental, a aplicação e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis nas questões ambientais, industriais e urbanas, bem como o planejamento e a gestão ambiental.

O Profissional

O profissional em Engenharia Ambiental e Sanitarista estará capacitado a realizar o planejamento ambiental de obras de engenharia bem como a conduzir os estudos para seu licenciamento. Estará habilitado a conduzir auditoria ambiental e investigação de passivos ambientais. Poderá realizar projetos de obras sanitárias (saneamento, resíduos líquido-sólidos e drenagem), de recuperação e restauração de áreas contaminadas ou degradadas e de controle e tratamento da poluição do solo, ar e água. Com seus conhecimentos em gestão na execução de obras de engenharia e na indústria, será o profissional adequado a fomentar a preservação ambiental, através do adequado manejo dos recursos naturais. Poderá, ainda atuar no desenvolvimento de modelos matemáticos aplicados ao meio ambiente (técnicas quantitativas e qualitativas).

Campo de Atuação

Os engenheiros ambientais e sanitaristas têm hoje um vasto campo de atuação, tanto em empresas privadas como nas públicas. Tais profissionais são encontrados em órgãos públicos de licenciamento e monitoramento ambiental e agências reguladoras; órgãos de planejamento ambiental; empresas públicas e privadas de saneamento ambiental; empresas de projetos de infraestrutura hídrica, de sistemas de abastecimento, coleta e tratamento de águas residuárias, de esgotos domésticos e de resíduos sólidos. Para isso, atuarão em projetos de drenagem urbana, de implantação de sistemas de gestão integrada e de gestão ambiental em indústrias. Estarão empregados em empresas privadas, com atuação na área do meio ambiente e saneamento, envolvendo estudos de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. Ao lado disso, terão inserção na área acadêmica.

Turno
Diurno

Duração
5 anos

Vagas
40 vagas semestrais

Campus
Belo Horizonte (campus I)

Departamento
Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária

Telefone
(31) 3319-7120