LogoUT

Capes aprova doutorado em Engenharia Civil do CEFET-MG

Mon Dec 12 17:08:00 BRST 2016

A expectativa é de que o primeiro edital de seleção para o doutorado em Engenharia Civil seja publicado no início de 2017

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, no último dia 7, mais um curso de doutorado no CEFET-MG, agora foi o de Engenharia Civil. Com isso, a Instituição passa a contar com três cursos de doutorado: Modelagem Matemática e Computacional (2012), Estudos de Linguagens (2014) e, agora, Engenharia Civil (2016).

Na ficha de avaliação, os avaliadores da Capes destacaram, entre outros quesitos, a estrutura física (laboratórios, bibliotecas e recursos de informática) e de pessoal que dispõe a Instituição para oferecer o doutorado em Engenharia Civil. Além disso, o documento exalta o mestrado: “a proposta de um curso de doutorado em Engenharia Civil decorre do êxito obtido no curso de mestrado, iniciado em 2007, o qual já defendeu 60 dissertações desde a sua criação e que tem conceito 4 na Capes”.

O diretor-geral do CEFET-MG e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Flávio Santos, ressaltou os ganhos para a Instituição. “Agora, com mais esta recomendação da Capes, temos nove cursos de mestrado e três de doutorado. Isso já ultrapassa e muito os requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação para uma Instituição de Ensino se tornar universidade”, afirmou.

O doutorado terá como área de concentração “Construção sustentável”, com duas linhas de pesquisa: 1) Materiais de construção sustentáveis e 2) Componentes da construção e processos construtivos. A expectativa é de que o primeiro edital de seleção para o doutorado em Engenharia Civil seja publicado no primeiro semestre de 2017.

A pós-graduação no CEFET-MG

Com a aprovação do doutorado em Engenharia Civil, a pós-graduação stricto sensu no CEFET-MG passa a contar com nove cursos de mestrado – Educação Tecnológica (2005), Modelagem Matemática e Computacional (2005), Engenharia Civil (2007), Engenharia da Energia (2008), Engenharia Elétrica (2009), Estudos de Linguagens (2009), Engenharia de Materiais (2010), Administração (2014) e Química (2016) – e, agora, três de doutorado – Modelagem Matemática e Computacional (2012), Estudos de Linguagens (2014) e Engenharia Civil (2016).

Entre 2005 a 2015, foram defendidas 775 dissertações. Em 2016, ocorreu a primeira defesa de tese da Instituição, de um aluno do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional. O número de matrículas (alunos regulares e especiais) nos cursos de pós-graduação aumentou de 195, no ano de 2005, para 1.152, no ano 2014, um aumento de, aproximadamente, 500%.

Conheça todos os programas de pós-graduação do CEFET-MG:

Programa de Pós-Graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Energia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG
 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 7232
  • Visualizações: