LogoUT

Edificações: técnico se reinventa para ajudar no crescimento do País

Fri Oct 14 10:30:00 BRT 2016

Profissionais qualificados e dispostos a enfrentar desafios: esse é o perfil esperado do técnico em Edificações, capacitação oferecida pelo CEFET-MG nas Unidades de Araxá, Belo Horizonte, Curvelo, Timóteo e Varginha.

Em meio à crise, quem estiver aberto a se adaptar em um mercado amplo e diversificado, terá melhores oportunidades. É o que acredita a coordenadora do curso em Araxá, professora Marcela Nascimento de Souza Soares. Para ela, o mercado da construção civil não sofre sozinho com a crise atual: “Para enfrentar esse momento, o setor encontra-se em fase de mudanças, abandonando os processos artesanais e direcionando para adoção de técnicas mais produtivas e industriais”, admite. A coordenadora do curso em Curvelo, professora Patrícia Bhering Fialho, acrescenta que a possibilidade de atuar em diversas áreas é justamente o diferencial dessa formação. “Em Curvelo, especialmente, estamos trabalhando com a constante atualização dos alunos envolvendo também o compromisso deste profissional com questões sociais e sustentabilidade”, garante.

Zulina Matoso é um exemplo. Formada em 2012, atualmente cursa Engenharia Civil no CEFET-MG em Curvelo. Assim que finalizou o curso técnico, não parou mais: fez estágio em construtora, auxiliou na obra do Instituto do Câncer de Curvelo e agora trabalha no Hospital Imaculada Conceição. “Acredito que ser formada no CEFET-MG já abre um leque de oportunidades. A instituição possui bom reconhecimento e estrutura curricular que contribui para uma excelente formação”. Para ela, fazer o curso técnico integrado ao ensino médio contribuiu também para sua formação humana. “Diferente de alguns ensinos, o CEFET-MG te ensina a pensar, a discutir e a discordar quando preciso. Hoje vejo o quanto as aulas de História e Sociologia foram importantes para construir as ideias que tenho, assim como as aulas de projeto e de planejamento foram importantíssimas para minha atuação no mercado de trabalho”, avalia.


Atuação

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o técnico em Edificações atua no desenvolvimento e execução de projetos de edificações, planeja a execução e a elaboração de orçamento de obras, desenvolve projetos e pesquisas tecnológicas, coordena serviços de manutenção de equipamentos e de instalações, sempre seguindo normas técnicas de segurança e de acordo com a legislação vigente. Os interessados podem dar continuidade aos estudos na área fazendo graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil.

O profissional pode trabalhar em diversos setores como empresas públicas e privadas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil; canteiros de obras, laboratórios de análise de solos e realizando tecnológico de materiais, além de trabalhar como autônomo. O coordenador do curso em Belo Horizonte, professor Adalberto Ottoni Costa, explica que o ingresso no CEFET-MG é feito por meio de vestibular, com uma concorrência média de três interessados por vaga.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1341
  • Visualizações: