LogoUT

Mecânica, curso mais antigo do CEFET-MG, forma profissional requisitado

Thu Oct 06 12:08:00 BRT 2016

 “Um profissional com capacidade de aplicar os conhecimentos tecnológicos necessários para propor alternativas viáveis para solução dos problemas e otimização de processos em diversos segmentos da indústria”. Essa é a descrição do estudante formado no curso técnico em Mecânica do CEFET-MG, segundo o coordenador na Unidade Belo Horizonte, professor Humberto Barros de Oliveira. “O técnico em mecânica é alguém que projeta, planeja, coordena, executa e age proativamente nos processos produtivos buscando o aumento da qualidade e da produtividade de forma segura e sustentável”, explica.

Mecânica foi o primeiro curso técnico da Instituição, quando ela ainda se chamava Liceu Industrial de Minas Gerais. As aulas no então Curso Industrial de Mecânica tiveram início em 1934, e continuam até hoje nas Unidades Araxá, Belo Horizonte e Leopoldina. De acordo com Humberto Barros, o curso surgiu da necessidade de mão-de-obra especializada para atender o parque industrial mineiro, o segundo maior do país, de uma forma que dialogasse a formação humanística do CEFET-MG com a carência do setor industrial.

Humberto conta que os estudantes formados em Mecânica poderão atuar em um amplo campo em todo o país. As regiões Sul e Sudeste, segundo o professor, concentram o maior número de oportunidades, mas o Nordeste do país e o pólo industrial de Manaus também apresentam boas vagas de emprego. “Num mercado concorrido, existe boa demanda no setor automotivo, em indústrias metalúrgicas, de eletroeletrônicos e de autopeças, setores de instalação, manutenção, operação e supervisão de equipamentos de mecatrônica e robôs industriais, principalmente para profissionais de mecânica que trabalhem com planejamento e gestão de projetos”, detalha.

O coordenador destaca ainda a organização curricular e pedagógica da Instituição que prepara o estudante para o exercício da profissão no mercado de trabalho e para a continuidade de seus estudos.

O curso técnico em Mecânica recebe novos alunos anualmente, nas modalidades integrado (com a realização do curso técnico junto com o ensino médio), concomitância externa (para estudantes que fazem o ensino médio em outra instituição) e subsequente (para quem já se formou no ensino médio). Para 2017, as inscrições do processo seletivo seguem até 31 de outubro no www.copeve.cefetmg.br.

Conheça o curso técnico em Mecânica

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1854
  • Visualizações: