LogoUT

Técnico em Química: curso forma profissional polivalente

Thu Sep 08 14:29:00 BRT 2016

 O alimento que você come, os produtos de beleza que usa, os remédios que você toma e até a água que chega tratada na sua casa. Em todos esses lugares, há a atuação do profissional de química. “O campo de atuação do técnico em Química abrange laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias...”, detalha Maria Cristina Silva Vidigal, coordenadora do curso técnico em Química do CEFET-MG em Belo Horizonte.

Essa diversidade de opções foi o que chamou a atenção de Victor Oliveira Assis, aluno do terceiro ano da Unidade Timóteo. O estudante conta que tinha dúvidas de qual curso escolher, mas durante uma participação na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) pôde conhecer melhor a atuação do técnico em Química. “Os trabalhos do curso de Química me interessaram muito. Nessa oportunidade eu ainda tive contato com alguns professores e fiquei convencido de que esse era o curso que eu queria fazer, até mesmo pelo enorme leque de áreas de atuação”, explica.

O curso é ofertado no CEFET-MG nas Unidades Belo Horizonte e Timóteo, nas modalidades Integrado, Subsequente e Concomitância Externa. O professor Armin Isenmann, coordenador do curso em Timóteo, explica que o estudante passa pelas noções básicas nos principais ramos da química, e aprende as habilidades em procedimentos laboratoriais. Além disso, o profissional formado na Instituição “foi educado para atuar com responsabilidade e confiabilidade, bem como em ser um cidadão crítico que respeita o próximo e o meio-ambiente”. Armin diz ainda que o CEFET-MG permite que o estudante tenha fundamentos sólidos para continuar seus estudos em um curso superior.

Esse é o plano de Victor. Ele conta que pretende prestar vestibular na Universidade de São Paulo (USP) para o bacharelado em Química, com habilitação em Química Forense. Outra opção do estudante é o curso de Biomedicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Maria Cristina Silva reafirma que este leque de opções é aberto para os estudantes pela formação sólida do CEFET-MG. “A formação busca uma relação entre os fundamentos dos métodos científicos e a solução de problemas no setor profissional, o que é conferido tanto pelas disciplinas técnicas como as de cultura geral”, explica. “Suas contribuições abrangem o indivíduo de uma forma ampla e sólida”.

Confira a apresentação do curso.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1935
  • Visualizações: