LogoUT

Técnico em Trânsito preenche lacunas no mercado

Tue Aug 09 09:47:00 BRT 2016

Nos últimos dez anos, a frota de veículos em Minas Gerais mais do que dobrou. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o estado tinha mais de 4,5 milhões de veículos em abril de 2006, número que aumentou para 9,9 milhões no mesmo mês deste ano.

O aumento é um dos fatores que impacta os deslocamentos das pessoas e coloca a mobilidade urbana no centro dos debates. Nesse contexto, o técnico em Trânsito se consolida como profissional primordial nas grandes cidades. O CEFET-MG, em sua Unidade Belo Horizonte, é um dos pioneiros na área em todo o país e o único a ofertar cursos na área de trânsito para o nível médio em Minas Gerais.

Segundo a professora Karla Cristina Rodrigues Silva, subcoordenadora do curso, “Trânsito é essencialmente um curso multidisciplinar, que aborda temas transversais que afetam o cotidiano das pessoas”. Na Instituição, o aspecto tecnológico representa um dos diferenciais. “Ao aluno é apresentada uma gama de softwares de diversas áreas, tais como ferramentas CAD, GIS, simulação micro e mesoscópica de tráfego, simulação logística, além das melhores práticas ligadas à mobilidade urbana sustentável e segurança viária”, afirma Karla.

Igor Arthur Costa se formou técnico em Trânsito em 2014, pela modalidade subsequente. Hoje, ele trabalha em uma empresa que presta serviços nas áreas de engenharia de tráfego, acústica ambiental e impactos ambientais de sistemas de transporte. Segundo Igor, sua atuação profissional foi mais completa graças ao contato com estudantes e professores do CEFET-MG. “Quando enfrentamos o mercado de trabalho e somos postos à prova, percebemos que o ensino obtido com as aulas e as conversas sobre assuntos do dia a dia da profissão fazem total diferença no momento em que somos exigidos”, afirma Igor.

Para Karla Rodrigues, o profissional de trânsito vem preencher uma lacuna de mercado. “Como o trânsito afeta diretamente a vida das pessoas e seus deslocamentos, bem como a logística de produtos que são distribuídos nas cidades, a gerência de forma adequada e eficiente é cada vez mais necessária”, explica. Entre as funções do profissional está participar da gestão, planejamento, projetos, implantação e operação de atividades relacionadas ao transporte de passageiros, à logística e transporte de cargas, educação e segurança no trânsito e engenharia de tráfego.

“O profissional de trânsito é muito versátil podendo trabalhar em setores logísticos de diversas empresas, bem como em projetos relacionados a grandes empreendimentos. O mercado de consultoria também emprega este profissional, além do serviço público que tem uma necessidade crescente”, detalha a professora. Para o coordenador do curso, professor José Elievam Bessa Júnior, “o mercado de trabalho é amplo e fundamental para o desenvolvimento do país, ainda muito carente de obras e gestão de infraestrutura”.
 

Formação completa

José Elievam destaca que o aluno do CEFET-MG pode ter uma formação ampla, pois, além da sala de aula, o Departamento de Engenharia de Transportes da Instituição realiza diversos eventos e apresenta seus alunos ao mercado de trabalho.

Ele cita o recente envolvimento dos estudantes do ensino técnico no Maio Amarelo (https://www.cefetmg.br/noticias/arquivos/2016/05/noticia035.html), iniciativa que promove ações para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Para este ano, o Departamento participará da 1ª Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais (FECITRAN), evento que acontece em setembro, na Praça da Estação e no CEFET-MG.

Igor Arthur destaca que momentos como esse são fundamentais para definir qual caminho traçar ao terminar o curso. “Fizemos visitas técnicas em congressos, feiras e órgãos públicos, que nos colocaram diante da realidade futura que nos aguardava”.
 

Onde posso saber mais?

O curso técnico em Trânsito é ofertado no campus I (Belo Horizonte), nas modalidades integrado, concomitância externa e subsequente. Confira a apresentação do curso.

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 2432
  • Visualizações: