LogoUT

Informática para Internet: atuação profissional ampla

Thu Jun 23 08:49:00 BRT 2016

Os estudantes de Informática para Internet Bruno Marra e Daniel Sanches estão no segundo e último ano do curso técnico e com grandes expectativas de crescimento profissional. Os dois pretendem iniciar um curso superior na mesma área de conhecimento assim que finalizarem aquela etapa. “Venho me preparando para ingressar no mercado de trabalho e ter uma base para formar em uma faculdade”, afirma Daniel.


Um mercado promissor e em constante crescimento. Com alguns cliques, é possível contratar um serviço pela Internet, fazer compras, compartilhar informações, entre outras atividades que a tecnologia proporciona. Aí que estão os profissionais. Eles criam os códigos e programas para que tudo isso funcione.


Cada vez mais, nota-se a importância do profissional e a necessidade de uma boa formação. “Faltam profissionais qualificados na área e creio que o CEFET-MG disponibiliza uma formação consistente. O projeto de conclusão de curso agrega muito conhecimento e pesquisa aos alunos, sendo um diferencial na disputa ao entrar em um mercado de trabalho concorrido”, destaca Bruno.
O curso técnico Informática para Internet é ofertado na Unidade Divinópolis nas modalidades de concomitância externa (quando o aluno cursa o ensino médio em outra escola) e subsequente (quando o aluno já se formou no ensino médio). As duas modalidades, que ocorrem no período noturno, têm a duração de dois anos mais estágio.


O curso dá destaque à modelagem, desenvolvimento de software e programação para web, porém, o foco de atuação é bem amplo, já que os estudantes têm a oportunidade de assistirem a disciplinas mais gerais. Com isso, o concluinte possuirá as competências como projetar programas, aplicativos para dispositivos móveis e sites utilizando técnicas de usabilidade; instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares; e aplicar métodos e processos na programação, instalação e manutenção.


O coordenador dos cursos técnicos em Informática e Informática para Internet, professor Eduardo Habib, ressalta a amplitude dos campos de atuação. “Eles poderão atuar em empresas de TI (Tecnologia da Informação), tanto na parte de manutenção de software e da infraestrutura de redes, identificando problemas e realizando manutenções corretivas e preventivas, quanto em desenvolvimento de softwares, aplicativos para dispositivos móveis e sites”.


Ele acredita no crescimento do mercado de trabalho mesmo no momento de crise econômica do país. “O mercado de trabalho está bom e tem crescido mesmo na crise, até porque o desenvolvimento de softwares, aplicativos e sites podem levar a ganho de produtividade, eficiência operacional ou redução de custos”, destaca.

 Onde possso saber mais?

Confira a apresentação do curso

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1164
  • Visualizações: