LogoUT

Metalurgia em Timóteo é oportunidade para quem já se formou

Wed May 25 17:12:00 BRT 2016

Empresas metalúrgicas e siderúrgicas, indústrias metalmecânica, automobilísitca, naval, petrolífera, de extração e beneficiamento de minérios, empresas de construção mecânica e controle de qualidade... São diversos os campos de trabalho de um profissional formado no curso técnico em Metalurgia.

No CEFET-MG, o curso é ofertado na Unidade Timóteo, nas modalidades concomitância externa e subsequente – ou seja, destinado a estudantes que cursam o ensino médio em outra instituição ou que já se formaram.

O curso técnico em Metalurgia visa o trabalho relativo à análise, à transformação e ao tratamento dos metais e de suas ligas.  O professor Carlos Frederico Campos de Assis, coordenador do curso, explica que o candidato à Metalurgia é aquele que “gosta de supervisionar e controlar processos de preparação de matérias-primas e insumos; elaborar e realizar análises químicas, ensaios mecânicos, processos de fundição; inspecionar e coordenar a manutenção de equipamentos; elaborar projetos de ferramentas”, entre diversas outras atribuições.

A técnica em Metalurgia Jéssica Aline dos Santos Araújo se formou no CEFET-MG em 2014 e crê que a passagem pela Instituição foi fundamental. Ela trabalha na empresa siderúrgica Aperam, como Inspetora de Produtos Inox. “O curso foi de extrema importância para minha qualificação, tive a base de tudo que vejo aqui”, conta. Durante as aulas, ela fez estágio junto ao professor Carlos Frederico, desenvolvendo uma apostila de ensino, e participou da Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META).

Carlos vê com bons olhos o perfil dos egressos do curso. Pela importância da metalurgia na indústria, muitos dos estudantes já concluem o curso empregados na área. “Os metais e suas ligas estão presentes em várias aplicações de uso pela sociedade, como veículos, utensílios domésticos, equipamentos eletrônicos e construção civil”, explica o professor, destacando que essas aplicações constroem um amplo mercado de trabalho.

Como ingressar no curso?

A seleção acontece exclusivamente por vestibular, que ocorre anualmente no segundo semestre. Acompanhe o site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). O curso é totalmente gratuito e é ofertado nas modalidades subsequente e concomitância externa, na Unidade Timóteo.

Onde posso saber mais?

Confira a apresentação do curso
 

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG
 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1413
  • Visualizações: