LogoUT

Controle Ambiental tem formação transdisciplinar

Wed May 04 13:08:00 BRT 2016

Estudos físico-químicos e microbiológicos, monitoramento e educação ambiental, operação de sistemas de tratamentos de poluentes e resíduos sólidos são algumas das habilidades adquiridas pelos alunos do curso técnico em Controle Ambiental, ofertado na Unidade Contagem do CEFET-MG.

Com duração de três anos, mais seis meses de estágio obrigatório, o curso insere o profissional em empresas de consultoria e gestão de qualidade ambiental e também em estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos, possibilitando uma formação tanto na área química, quanto biológica.

Isabelle Teotônio Campos é aluna do curso técnico em Controle Ambiental e explica que o interesse pela área ambiental e por questões sociais a motivaram a buscar essa formação. De acordo com a estudante, o mercado promissor foi determinante para a sua escolha. “As leis ambientais estão ficando cada vez mais severas e cobrando mais das instituições, o que é um ponto positivo para a sustentabilidade e uma forma de fortificar o mercado de trabalho para nós.”

O método de ensino, as cobranças e as responsabilidades que o curso exige de Isabelle foram pontos importantes para ela na busca pelo estágio, fundamental para a sua formação. Há oito meses ela atua na empresa Teksid “em uma ferramenta internacional que está sendo desenvolvida na empresa na parte de meio ambiente. Passei por vários treinamentos para ajudar nesse processo”, destaca. Além de atuar no sistema de gestão ambiental, também auxilia com sistemas de segurança e energia, legislações, metas ambientais e conscientização.

O supervisor do seu estágio, Bruno Henrique Hilario, trabalha com sistemas de gestão ambiental, segurança, saúde e energia e afirma que a aluna se destaca “pela dedicação e comprometimento” e acredita que, futuramente, profissionais da área de Controle Ambiental terão ainda mais oportunidades “dependendo da ascensão do mercado automobilístico.”

Como ingressar no curso?

A seleção acontece exclusivamente por vestibular, que ocorre anualmente no segundo semestre. Acompanhe o site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). O curso é totalmente gratuito e é ofertado na modalidade integrada, ou seja, o aluno faz o nível médio e o curso técnico ao mesmo tempo na Instituição.

Onde posso saber mais?


Visite o site da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG


Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 1338
  • Visualizações: