LogoUT

Em parceria com Rede Mineira, CEFET-MG oferece mestrado em Química

Wed Mar 02 18:08:00 BRT 2016

CEFET-MG participa do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química, com outras doze instituições

 

A partir de agora, o CEFET-MG integra a Rede Mineira de Química e, com isso, passa a ofertar o mestrado em Química. Tal ingresso foi motivado pela necessidade de ampliar as parcerias com os pesquisadores e facilitar as colaborações interinstitucionais.

A Rede é composta atualmente por 13 instituições que promovem pesquisas na área da Química em Minas Gerais. Segundo a professora Patrícia Patrício, do departamento de Química do CEFET-MG, a inserção é de fundamental importância para a Instituição, uma vez que a coloca entre as IES responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa de excelência no Estado, na área de Química. “Sendo assim, precisamos trabalhar muito para manter a qualidade das nossas pesquisas em um padrão elevado, de modo a continuarmos pertencendo a esse grupo”, disse.

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química (PMPGQ-MG) é formado por instituições nucleadoras e associadas. O CEFET-MG, por enquanto, é uma instituição associada e, por isso, oferece apenas matérias optativas, além da orientação e coorientação das pesquisas. As instituições nucleadoras (Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Alfenas e Universidade Federal de Uberlândia), por sua vez, possuem um conceito mínimo CAPES 4 e oferecem as matérias obrigatórias do mestrado, para os alunos de outras unidades em forma de videoconferência. As avaliações são obrigatoriamente presenciais e os custos de deslocamento para suas realizações são por meio de verbas do PMPGQ-MG.

A seleção dos alunos se dá semestralmente, por meio de uma prova escrita e presencial que geralmente acontece nas instituições associadas. O Programa conta com 30 vagas para o mestrado e 20 para o doutorado, sendo que sua distribuição é definida pelo colegiado de acordo com o regimento do programa e divulgadas no Edital de Inscrição.

Nesse primeiro momento, o CEFET-MG vai oferecer apenas o mestrado; assim que as primeiras defesas de dissertação ocorrerem, a Instituição vai estar apta a oferecer o doutorado.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 6118
  • Visualizações: